As Festas da Cidade de Mirandela e de Nossa Senhora do Amparo, adiante designadas por FCM, têm caráter religioso e popular. Segundo o Padre Ernesto Sales, a história desta festa remonta a 20 de julho de 1794, quando o “juiz de fora, António Pinto Ribeiro de Castro” ordenou a realização de “uma luzida festividade (…) que constou de missa solene, com a exposição do S. S. Sacramento, sermão e procissão, tendo havido na véspera arraial com fogos-de-artifício expressamente mandados vir do Porto.”.
Atualmente estas festas têm início no dia 25 de julho com a feira de São Tiago e terminam no primeiro domingo de agosto. A procissão em honra de Nossa Senhora do Amparo é o momento mais importante para os devotos da padroeira. A animação comtempla vários espetáculos musicais, marcha luminosa, noite dos bombos e culmina com uma noite de fogo-de-artifício.
A dimensão das FCM, no que compreende o número de recursos humanos envolvidos para a sua preparação e concretização, o volume de participantes, os vários eventos que delas fazem parte e o impacto do investimento para a sua realização, leva a que desde há vários anos se discuta e proponham métodos cada vez mais objetivos da sua exploração, sem beliscar a essência da sua tradição de forma a garantir a preservação da sua identidade, qualidade e excecionalidade.
Afigura -se, assim, inegável o interesse público subjacente à promoção das FCM, em especial, no que concerne à dinamização do comércio local e projeção da nossa cidade.
Considerando o protocolo tripartido entre as diferentes entidades, Município de Mirandela, Junta de Freguesia de Mirandela e Confraria de Nossa Senhora do Amparo que culmina numa organização conjunto conferindo à Freguesia de Mirandela as seguintes responsabilidades:
1. Receber candidaturas de expositores interessados em ocupar espaço em área pública, nas diversas zonas de envolvência das festas (terrados, stands, zona de tasquinhas e bares, zona de artesanato, zona de roulottes) e promover mecanismos de igualdade entre os diferentes operadores de mercado;
2. Assegurar aquisição de stands no parque de império necessários à realização do evento ou em outro local que seja definido pela organização tripartida;
3. Instalação, manutenção e limpeza de WC’s públicos;
4. A limpeza dos arruamentos e espaços não arrendados;
5. Potenciar o mecanismo de patrocínio das Festas da Cidade e em Honra de Nossa Senhora do Amparo;
6. Vigilância das diversas zonas da festa incluindo a contratação da vigilância privada de apoio aos palcos e nas áreas públicas e se necessário a contratação da Polícia de Segurança Pública ou de outras entidades que possam garantir a segurança do evento;
7. A Articulação com a Resíduos do Nordeste e se necessário o reforço e a contratação de mecanismo minimizadores do impacto ambiental das festas da cidade em ambiente urbano.
Documentos associados ao evento FCM_2025:
Requerimento para manifestação de interesse - Expositor
Procedimento de Hasta Público de Stands de Bebidas / HPFN25
A Junta de Freguesia de Mirandela, torna público que no dia 3 de julho de 2025 pelas 19h00, decorre na sede da Junta de Freguesia localizada na Rua Clemente Meneres nº 159 em Mirandela, uma hasta pública (HP) com vista à concessão do direito de exploração dos seguintes equipamentos associados à Festa de Mirandela e em Honra de N. Sra. do Amparo 2025:
Sobre esta Hasta Pública irá decorrer uma sessão de esclarecimento na seguinte data:
- Dia 20 de Junho pelas 19h na sede da Junta de Freguesia de Mirandela
A entrega de Propostas decorre até ao dia 1 de julho pelas 17:30, ou pelo envio da candidatura por correio, garantido que a mesma, chega à Sede da Junta de Freguesia de Mirandela no dia 3 de julho pelas 14:00.
Morada:
Junta de Freguesia de Mirandela
HPFM25
Rua Clemente Menéres 159, 5370-321 Mirandela
A exploração é dividida em lotes consoante a sua localização ou tipologia:
Os detalhas do presente procedimento estão alocados no seguinte documento:
Edital /14 Hasta Pública Festas de Mirandela 2025
Localização dos Stands:
Distribuição de Stands por Lotes
Distribuição de Stands_Lote1_pag_1
Distribuição de Stands_Lote1_pag_2
Distribuição de Stands_Lote1_pag_3
Documentos presentes na proposta: