Junta de Freguesia de Mirandela

Trilhos

Caminho Este de Santiago - Mirandela

Caminho Este de Santiago - Mirandela

O troço do Caminho Português de Este de Santiago, que ligará Mirandela e Valpaços ao Caminho Português Interior de Santiago, em Chaves, que por sua vez conduzirá os peregrinos até Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha. O Troço do Caminho Português de Este de Santiago, entre Mirandela e Valpaços, que estabelece a ligação ao Caminho Português Interior de Santiago, em Chaves, integra um importante património cultural, imaterial e material que se assume como um importante produto turístico que importa preservar, promover e valorizar.
Trilho da Serra do Cubo - Mirandela

Trilho da Serra do Cubo - Mirandela

De toda a paisagem natural do trilho da Serra do Cubo, destaca-se o Miradouro da Fraga da Cristina, de onde se podem avistar a Fraga com o mesmo nome e as Fragas Altas. Pode ser contemplada uma vista privilegiada sobre o rio Tua e toda paisagem envolvente no Miradouro do Canal. O percurso aproxima-se do rio Tua e da Micro reserva de Alto Tua, passando pelo Miradouro da Fraga Velha antes de regressar a Valverde da Gestosa.
Trilho de Vale de Lobo

Trilho de Vale de Lobo

O Trilho de Vale de Lobo é um percurso linear com quase nove quilómetros de extensão que abrange caminhos rurais entre a aldeia de Vale do Lobo e a cidade de Mirandela. Este percurso de pequena rota permite que os pedestres façam o mesmo caminho que as pessoas que residem na aldeia faziam para chegar até à cidade. O itinerário tem como ponto de partida o Largo da Aldeia onde antes de começar o caminho é possível visitar um antigo lagar de azeite e a Capela de Nossa Senhora do Rosário. O caminho segue então em direção à Igreja Matriz de Vale de Lobo até uma estrada em terra batida onde os visitantes podem observar alguns olivais e terras de cultivo, assim como encontrar rebanhos. Ao longo do percurso, os visitantes podem contemplar algumas espécies de árvores como o pinheiro, o carvalho e o sobreiro e observar algumas aves que sobrevoam a zona. O Trilho de Vale do Lobo em Mirandela está certificado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
Trilho do Tua

Trilho do Tua

Trilho do Tua: É um percurso de pequena rota, linear, com uma extensão de 13,3 km. Tem início na aldeia de Frechas e termina na cidade de Mirandela. Para a realização desta caminhada, sugerimos que deixe a sua viatura na aldeia de Frechas enquanto realiza o percurso e chegando a Mirandela, regresse de metro até à estaçãoo de Frechas. Saindo da aldeia de Frechas, siga em direcção à zona de banhos,atravesse a ponte e siga pela margem direita do Rio Tua em direcção a Norte. Ao longo deste percurso e possível contemplar uma paisagem muito diversificada. Junto aos terrenos agrícolas à saída de Frechas encontram-se vinhas e marmeleiros, que na época de Outono, conferem a este local cheiros muito agradáveis e característicos desta região. Junto as margens do rio manifesta-se a vegetação ripícola onde predominam os choupos, os amieiros e os salgueiros e, à medida que nos afastamos do curso de água, podem contemplar-se extensas paisagens de oliveiras, sobreiros e pinheiros salpicada por estevas, carquelja e rosmaninho. Há a salientar um sabreiro de grande porte, digno de se observar e preservar. Com a aproximação da aldeia de Marmelos, podem ver-se as Serras de Sta. Comba, de Bornes, do Cubo e de Faro, bem como a cidade de Mirandela. São ainda visíveis alguns troços da Linha do Tua na margem esquerda do rio.
Trilho Entre Rios

Trilho Entre Rios

O trilho inicia-se junto ao Parque de Campismo em Mirandela e segue pela estrada principal até à aldeia de Chelas, passando pela ponte sobre o Rio Tuela. Ao chegar a aldeia, desce pelo caminho que se encontra a direita, junto a Quinta Entre Rios e que dá acesso aos terrenos cultivados com oliveiras. Depois de passar o Regato do Junquedo e à medida que vai subindo entre estevas, pinheiros, oliveiras, sobreiros e terras de cultivo, pode desfrutar da vista das Serras de Santa Comba, de Bornes e de Faro, Sítio Classificado de Romeu (Quadraçal), Rio Tuela, cidade de Mirandela e aldeia de Chelas. Junto ao açude do Rio Tuela pode ver choupos, amieiros e salgueiros que fazem parte de uma extensa vegetação ripícola. Seguindo o trilho, mais a frente, pode ainda avistar a Ponte da Formigosa sobre o Rio Tuela e a aldeia de Vale de Juncal. Ao chegar à antiga estrada de jogos, vire a esquerda e siga, novamente, em direção à aldeia de Chelas. Ao descer poderá avistar o Rio Rabaçal e a aldeia de Eixes. Já em Chelas, poderá visitar o Centro Hípico, a Igreja de Santa Maria Madalena e o Fontanário.

© 2022 Junta de Freguesia de Mirandela. Todos os direitos reservados | Termos e Condições