Junta de Freguesia de Mirandela

Caracterização

Mirandela

Mirandela é uma freguesia portuguesa do município de Mirandela, com 29,78 km²; de área e 11 852 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 398 hab/km².

A actual cidade de Mirandela ergue-se nas margens do rio Tua, cerca de 3,5 km a jusante do local onde este curso de água se forma, a partir da junção dos rios Tuela e Rabaçal. Precisamente nesse sítio, funciona o parque de campismo de Mirandela.

A história de Mirandela surge intimamente ligada à da família Távora, donatária da mesma, pelo que não é de estranhar que, ainda hoje o principal edifício com valor histórico e arquitectónico seja o Paço dos Távoras, onde hoje funciona a sede do município.

Outro aspecto importante na história de Mirandela é o da sua ligação à comunidade judaica portuguesa, através das famosas alheiras, tipo de enchido que, originalmente, não continha carne de porco, mas de outro género, sobretudo de aves, como o frango, além de muito pão.

Essa terá sido uma das formas de os judeus da região enganarem a Inquisição e os eventuais vizinhos denunciantes, possuindo assim também o seu fumeiro, como qualquer cristão transmontano.

© 2021 Junta de Freguesia de Mirandela. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia