Junta de Freguesia de Mirandela Junta de Freguesia de Mirandela

Festas da Cidade de Mirandela e Honra de N. Srª do Amparo 2024

As Festas da Cidade de Mirandela e de Nossa Senhora do Amparo, adiante designadas por FCM, têm caráter religioso e popular. Segundo o Padre Ernesto Sales, a história desta festa remonta a 20 de julho de 1794, quando o “juiz de fora, António Pinto Ribeiro de Castro” ordenou a realização de “uma luzida festividade (…) que constou de missa solene, com a exposição do S. S. Sacramento, sermão e procissão, tendo havido na véspera arraial com fogos-de-artifício expressamente mandados vir do Porto.”.

Atualmente estas festas têm início no dia 25 de julho com a feira de São Tiago e terminam no primeiro domingo de agosto. A procissão em honra de Nossa Senhora do Amparo é o momento mais importante para os devotos da padroeira. A animação comtempla vários espetáculos musicais, marcha luminosa, noite dos bombos e culmina com uma noite de fogo-de-artifício.

A dimensão das FCM, no que compreende o número de recursos humanos envolvidos para a sua preparação e concretização, o volume de participantes, os vários eventos que delas fazem parte e o impacto do investimento para a sua realização, leva a que desde há vários anos se discuta e proponham métodos cada vez mais objetivos da sua exploração, sem beliscar a essência da sua tradição de forma a garantir a preservação da sua identidade, qualidade e excecionalidade.

Afigura -se, assim, inegável o interesse público subjacente à promoção das FCM, em especial, no que concerne à dinamização do comércio local e projeção da nossa cidade.

Considerando o protocolo tripartido entre as diferentes entidades, Município de Mirandela, Junta de Freguesia de Mirandela e Confraria de Nossa Senhora do Amparo que culmina numa organização conjunto conferindo à Freguesia de Mirandela as seguintes responsabilidades:

1. Receber candidaturas de expositores interessados em ocupar espaço em área pública, nas diversas zonas de envolvência das festas (terrados, stands, zona de tasquinhas e bares, zona de artesanato, zona de roulottes) e promover mecanismos de igualdade entre os diferentes operadores de mercado;

2. Assegurar aquisição de stands no parque de império necessários à realização do evento ou em outro local que seja definido pela organização tripartida;

3. Instalação, manutenção e limpeza de WC’s públicos;

4. A limpeza dos arruamentos e espaços não arrendados;

5. Potenciar o mecanismo de patrocínio das Festas da Cidade e em Honra de Nossa Senhora do Amparo;

6. Vigilância das diversas zonas da festa incluindo a contratação da vigilância privada de apoio aos palcos e nas áreas públicas e se necessário a contratação da Polícia de Segurança Pública ou de outras entidades que possam garantir a segurança do evento;

7. A Articulação com a Resíduos do Nordeste e se necessário o reforço e a contratação de mecanismo minimizadores do impacto ambiental das festas da cidade em ambiente urbano.

Documentos associados ao evento FCM_2024:

Normas e Procedimentos de Participação “Festas da Cidade de Mirandela e em Honra de Nossa Senhora do Amparo” Área Pública

Ficha de Inscrição e participação FCM2024

A localização dos Stands a licitar será a seguinte link de acesso

Irá decorre no dia 25 de junho pelas 19h na sede da Junta de Freguesia uma sessão de esclarecimento sobre o procedimento de hasta pública.

© 2024 Junta de Freguesia de Mirandela. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia