Junta de Freguesia de Mirandela Junta de Freguesia de Mirandela

Trilho do Tua

Trilho do Tua: É um percurso de pequena rota, linear, com uma extensão de 13,3 km. Tem início na aldeia de Frechas e termina na cidade de Mirandela.

Para a realização desta caminhada, sugerimos que deixe a sua viatura na aldeia de Frechas enquanto realiza o percurso e chegando a Mirandela, regresse de metro até à estaçãoo de Frechas.

Saindo da aldeia de Frechas, siga em direcção à zona de banhos,atravesse a ponte e siga pela margem direita do Rio Tua em direcção a Norte. Ao longo deste percurso e possível contemplar uma paisagem muito diversificada. Junto aos terrenos agrícolas à saída de Frechas encontram-se vinhas e marmeleiros, que na época de Outono, conferem a este local cheiros muito agradáveis e característicos desta região.

Junto as margens do rio manifesta-se a vegetação ripícola onde predominam os choupos, os amieiros e os salgueiros e, à medida que nos afastamos do curso de água, podem contemplar-se extensas paisagens de oliveiras, sobreiros e pinheiros salpicada por estevas, carquelja e rosmaninho. Há a salientar um sabreiro de grande porte, digno de se observar e preservar.

Com a aproximação da aldeia de Marmelos, podem ver-se as Serras de Sta. Comba, de Bornes, do Cubo e de Faro, bem como a cidade de Mirandela. São ainda visíveis alguns troços da Linha do Tua na margem esquerda do rio.
Trilho do Tua

# Trilho Descrição

© 2024 Junta de Freguesia de Mirandela. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional