Campeonato Nacional de Canoagem

23-MAR-2024

Noticias
 Campeonato Nacional de Canoagem
23/03 e 24/03
RIO TUA EM MIRANDELA ACOLHE MAIS DE MIL PARTICIPANTES NO CAMPEONATO NACIONAL DE FUNDO DE CANOAGEM

FERNANDO PIMENTA TENTA CONQUISTAR 16º TÍTULO CONSECUTIVO.

O Rio Tua, em Mirandela, volta a ser palco, no próximo fim-de-semana, do Campeonato Nacional de Fundo de Canoagem, o que já acontece pelo quarto ano consecutivo.
Segundo o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), trata-se da competição nacional que conta com o maior número de participação de atletas: “Entre todas as especialidades, vamos juntar cerca de 1200 atletas de vários escalões, em representação de mais de cinquenta clubes, com provas de três mil metros e de cinco mil metros, disputadas em circuito, mesmo no coração da cidade”, conta Vítor Félix.
O evento leva até às águas do rio Tua caras bem conhecidas da modalidade, entre elas alguns canoístas olímpicos, como Fernando Pimenta - que já conta com 15 títulos consecutivos na prova rainha, em K1 – tal como Teresa Portela, que venceu na prova feminina, as três anteriores edições realizadas em Mirandela. Destaque ainda para outro atleta olímpico, João Ribeiro, e Norberto Mourão, medalhado olímpico em Tóquio 2020, na Paracanoagem.
As razões da escolha de Mirandela para organizar esta competição, pelo quarto ano, ficam a dever-se às “excelentes condições” para a canoagem “Diria mesmo que existem poucas cidades no nosso país que têm um palco natural como tem o rio Tua e a cidade de Mirandela. A instalação desportiva da nossa modalidade é um plano de água e o Tua tem excelentes condições para a prática da canoagem e depois tem toda a cidade a envolver que é uma bancada natural para o que vai ser certamente mais um grande espetáculo desportivo”, acrescenta o presidente da FPC.
O Município vai comparticipar financeiramente, com 17500 euros, e todo o apoio logístico. “Estes desportos náuticos limpos, são cada vez mais atrativos para todos e depois há também a componente da promoção do nosso território com tanta gente durante os dois dias a passar pela nossa região”, refere a vereadora do desporto do Município. “Ao nível económico, é claramente um evento que traz retorno financeiro para a economia local, e prova disso é a hotelaria e a restauração com lotação praticamente esgotada”, revela Vera Preto.
O campeonato decorre este sábado e domingo, no espelho de água do rio Tua, em Mirandela.
Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)
  • Partilhar