Freguesia de Mirandela vai ter equipa de Sapadores Florestais

20-MAI-2023

Freguesia de Mirandela vai ter equipa de Sapadores Florestais

Freguesia de Mirandela vai ter equipa de Sapadores Florestais em conjunto com a União de Freguesias de Barcel Marmelos Valverde

A Junta de Freguesia de Mirandela encontra-se num processo final de reconhecimento da equipa de Sapadores Florestais junto do ICNF.

É intenção das duas Freguesias iniciarem trabalho com a equipa ainda no corrente ano de 2023 numa parceria de partilha de recursos.

As equipas de Sapadores Florestais são formadas no mínimo por cinco efetivos que constituem a unidade base de operação.

De uma forma resumida, as suas principais funções como Equipa de Sapador Florestal são:

Prevenção dos incêndios florestais, através de ações de silvicultura preventiva, de gestão de combustíveis, da realização de fogos controlados, de realização de queimadas, de manutenção e beneficiação da rede divisional, de linhas quebra-fogo e de outras infra-estruturas, o foco será a prevenção de eventos como incêndios rurais passando o concelho de Mirandela a possuir duas equipas de sapadores.