Sessão de apresentação pública dos trabalhos arqueológicos realizados no Castelo Velho de Mirandela |

05-DEZ-2022

Sessão de apresentação pública dos trabalhos arqueológicos realizados no Castelo Velho de Mirandela |

Decorreu dia 2 de dezembro apresentação dos trabalhos realizados de prospecção e verificação das estruturas e vestígios existentes na zona do Castelo Velho de Mirandela, este trabalho financiado pela Câmara Municipal permitiu consolidar a informação existente sobre este local e servir de base para uma decisão futura sobre estes achados.
O Castelo Velho de Mirandela localiza-se na freguesia de Mirandela numa pequena colina, cuja lombada segue leste-oeste, com declives ásperos do lado norte limitado pela Ribeira do Mourel.
A sua ocupação remonta à Idade do Ferro Romano, como sugere os resultados das escavações efetuadas na década de 80 do séc. XX (LEMOS, 1993, II: 269-270). As "Memórias Paroquiais'' (1758, 23, 156: 1031-1042), como Ernesto de Sales (1950, I), reconhecem o Castelo Velho sendo o local da ocupação até à transferência e construção do novo castelo e povoação para o morro de São Miguel pelo Rei D. Dinis no ano de 1282. Ao Castelo Velho (Vila de Mirandela) foi dada a primeira carta de foral pelo Rei D. Afonso III a 25 de Maio de 1250.
  • Partilhar