Junta de Freguesia apoio no pedido da Pensão de Velhice

15-NOV-2022

Junta de Freguesia apoio no pedido da Pensão de Velhice
No contexto do Protocolo de Colaboração entre o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS, I.P.) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) no âmbito da prestação de apoio a pensionistas através da Segurança Social Direta o Espaço Cidadão da Junta de Freguesia de Mirandela encontra-se a apoiar os pedidos de pensão de velhice através da segurança social direta com realização da simulação e efetivação do pedido.

A «Pensão na Hora», «permite ao cidadão requerer a sua pensão online (na Segurança Social Direta) com comunicação imediata do valor provisório que lhe será atribuído (...) sempre que o cidadão cumpra as condições de acesso para poder usufruir de uma pensão em Portugal, designadamente, o prazo de garantia e a idade de reforma, a mesma passa a ser atribuída de forma automática e com aceitação do valor da mesma».

PERGUNTAS FREQUENTES NA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA

Como atualizar o email e contacto telefónico?
Na sua área de utilizador Perfil/Dados Pessoais/Consultar Contactos.

Como devo atualizar o meu IBAN?
Na sua área de utilizador no menu Conta Corrente/ Recebimentos da Seg. Social/ Conta bancária.

Posso registar mais uma conta bancária?
Não, apenas pode ter uma conta bancária registada. Este registo serve para todas prestações que recebe da Segurança Social.

Qual a data de início da pensão que devo colocar?
A data a partir da qual reúne as condições para a pensão ou se estas estiverem cumpridas na data atual.

Qual a demora no tratamento do processo?
Se reunir todas as condições, à data do registo pode ver atribuída uma pensão no dia seguinte. Se optar por data distinta (antecedência máxima de 3 meses) no dia escolhido e caso observe condições, o seu pedido será tratado.

Porque não aparecem todos os anos de descontos que tenho na Segurança Social?
São descontos muito antigos que ainda não se encontram validados, no entanto, depois do registo do processo a sua carreira contributiva será alvo de validação e a mesma será retificada.

Posso anular / corrigir o pedido feito?
A anulação é possível até às 19h00 do dia em que submeteu o pedido. Se submeteu após as 19h00, a sua anulação é possível até às 19h00 ao dia seguinte. Após submissão do pedido não é possível corrigir, caso queira corrigir alguma informação deve anular o submetido e criar um novo.